Então, pelo menos todo mês, sairá um post mostrando e contando um pouquinho mais da história de um lugar daqui de Salvador. O que cês acham?
Para começar essa série de posts, que estou super animada para fazer porque é uma ótima oportunidade para conhecer melhor e cada vez mais a minha cidade, resolvi começar pelo Mercado Modelo. Não sei porque por ele, mas resolvi que seria por ele.
Inaugurado em 9 de dezembro de 1912, o Mercado Modelo funcionava como principal centro de abastecimento da cidade de Salvador. Nele eram comercializados os gêneros alimentícios, frutas, verduras, carnes, aves, peixes, farinhas, os camarões salgados, as pimentas recém colhidas, charutos do Recôncavo e cachaças de alambique de toda Bahia. Produtos esses que chegavam do Recôncavo, nos saveiros e das pequenas roças ao redor da cidade.Fazia tempos que eu não ia no Mercado Modelo, tá pensando que baiano só anda nos pontos turísticos é? Nananinanão! Matei todas as saudades que eu estava de lá, só faltou ir no subsolo, as pessoas dizem que era onde os escravos recém chegados ficavam, mas, a verdade é que o lugar foi feito para armazenar vinhos e outras coisas que necessitavam de umidade e como o subsolo ficava abaixo do nível do mar, fica constantemente alagado.
O Mercado Modelo, atualmente, vende mais produtos artesanais do que produtos do gênero alimentício, acho que talvez seja porque receba mais turistas do que pessoas que moram aqui.
Dentro dele tem muitas lojinhas que encantam muito, ainda mais se você aprecia arte, loja de roupas, roupas artesanais, quadros, bonecos (principalmente a cultural nega maluca), bolsas, condimentos (MUITO DENDÊ), bolsas, berimbaus, tambores e muitas outras coisas que fazem parte da cultura de Salvador e da Bahia.
Tirei MUITAS fotos de tudo que me chamava atenção pra deixar esse post mais ilustradinho e para que vocês pudessem conhecer cada cantinho melhor ainda. Vamo ver?
Quadros do Pelourinho, Elevador Lacerda, de capoeiristas e outros pontos turísticos da cidade.
Até me impressionei com o valor dessas camisas e camisetas que variam de R$8,00 a R$15,00. Pra você sair de Salvador e Salvador continuar em você.
Lojinha de condimentos. Muito dendê, farinha amarela e muita cachaça...
As famosas bonecas nega maluca, e as fitinhas do Bonfim, super cultural!
Loja de bolsas e outros itens de praia. Pra você arrasar no Farol da Barra!
Loja de roupas, essa loja é bem engraçada porque as peças ficam na escada que leva você ao segundo andar do Mercado, o vendedor te atende ali mesmo!
Nem precisa de legenda, porque quem não conhece o berimbau? Os tambores ali também. Amei essa foto, cheia de cores!!
Bonecas afro. Usada como um objeto de decoração, em quase toda casa dos baianos se encontra uma. Quando fui ao Rio de Janeiro no centro nordestino, também vendia, então você que mora no Rio também pode adquirir, porém com um preço mais salgado!
O Mercado Modelo tem muitas outras lojas, não coloquei mais fotos aqui porque são lojas que vendem coisas parecidas, sabe? Tem mais de uma loja de berimbaus, de bonecas, de camisas e de roupas, mas peguei uma de cada categoria pra mostrar pra vocês, esse post já tá imenso, imagina com todas as lojas, hein?!
Se vocês que forem conhecer quiserem apreciar uma bela comida baiana, no segundo andar tem dois restaurantes UNIDOS que oferecem muitas comidas típicas de Salvador.
Por esse passeio é isso, eu espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais do Mercado Modelo, voltem pra conferir os outros posts da série, hein?! Vão estar imperdíveis que nem esse.
Mandem esse post pra um amigo de vocês, ele vai adorar conhecer um pouquinho mais de Salvador e se ele for um amigão, vai te trazer com você pra cá, né? Brincadeira!
Me acompanhem nas redes sociais:
Adorei! Salvador realmente é uma cidade maravilhosas, cheia de cuturas e encanto.
ResponderExcluirAdorei o post... às vezes esquecemos de como nossa cidade é linda! :)
ResponderExcluirBeijos!
www.cachosdalore.com
Nossa como nossa cidade é bonita, Preciso conhecer, pois não conheço nada!
ResponderExcluirBeijos!
http://paratudoebabado.blogspot.com.br/