Medo. Autoestima baixa. Falta de costume. Essas e outras. São algumas das pequenas coisinhas que nos fazem optar passar pela transição e ficar tanto tempo. Mas um grande sábio (ou sábia, porque não sei o(a) autor(a) da frase) disse que "A vida é muito curta para passar tanto tempo em transição". E eu sou obrigada a concordar... 

Precisava fazer esse post por motivos de: a transição é uma chatice e ela não merece seu tempo! Fazer o big chop (cortar o cabelo) é aliviador, você precisa passar por esse momento, precisa ter SEU momento, curtir seus cabelos curtinhos e aprender a se aceitar, independente da sociedade achar cabelos curtos estranhos ou parecendo cabelo "de menino". Esse é o momento de você aprender a se amar, não importa se tem os cabelos curtos ou os mais longos que alguém poderia ter, me entende?


Esse foi o meu momento, sem transição, ou quase sem. Minha história começa da seguinte forma: no carnaval dou a minha ultima química e um mês depois já decido cortar meu cabelo. Seria um mês de transição, ou nem um mês? E esse foi o resultado: pontas um pouco lisas e com scab hair. Mas fico pensando, foi maravilhoso!!! Aprendi a não ligar para opiniões alheias, que eu não sou só cabelo e que até careca eu ficaria linda, aprendi a não me importar com pequenos detalhes no qual somos tão apegadas, sobre apego: aprendi a desapegar, só em ter desapegado do meu cabelo.

Onde eu quero chegar com isso tudo você já vai entender ou já deve ter entendido com o título do post... Não fique tanto tempo em transição, viva! Enfrente seus medos, opiniões e olhares das pessoas. Você é muito mais que cabelo abaixo dos ombros. Você pode passar por isso, basta querer. 

Vou mandar a real: transição é um sofrimento, vejo muitos relatos. E transição para mim é coisa de gente fraca. Fraca de autonomia. Eu era assim, até cortar o meu cabelo. Vem cá, como uma pessoa pode escolher viver com duas texturas a se amar com seu próprio cabelo, do jeitinho que ele é, só que curtinho? Não acha que é respeitar muito os padrões da sociedade? Os padrões que impõe "mulher tem que ter cabelo longo"?

Pensa nisso e toma sua decisão, mas se está na transição, saia dela agora, encare esse post como uma mensagem do papai do céu, te encorajando. Corte seus cabelinhos, sinta-os. Curta-os. E agora sim, VIVA!

3 Comentários

  1. UUUUUaaal Gi, Super amei seu texto. Bateu no core e voltou.
    Parabéns pelo momento de coragem.

    ResponderExcluir
  2. Oii! :)
    Conheço várias meninas que já cortaram tudo para não ter que passar pela transição, mas acho que depende muito do cabelo. Eu deixei o meu cabelo liso por mais de 10 anos e "do nada" (mesmo que ainda fizesse as progressivas) ele voltou a cachear. Não totalmente é claro, mas o suficiente para deixá-lo natural. Nunca teria coragem para cortar tudo, amo meu cabelo, não me importo com que os outros pensam sobre ele. Mas aos poucos ele está voltando a ser o que era e fico feliz com isso. :)

    Beijos
    www.dezoitoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir