Umectação capilar é um tratamento comum, mas muita gente não conhece, nunca viu falar ou não sabe o que é.

Umectação Capilar, o que é isso?
Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. Tá, mas umedecer com o que? Óleos! Por isso, umectação entra na etapa da Nutrição do Cronograma Capilar.
Essa técnica é ÓTEEEEMA pra quem tem as pontas dos cabelos bastante ressecadas ou os cabelos também, há um tempo atrás era chamada de "banho de óleo", é muito realizada pelas mulheres, principalmente pelas indianas.

Quem tem cabelo oleoso pode fazer? 
Sim, quem tem cabelo oleoso pode fazer SIM, e a umectação ajuda muito a regularizar a oleosidade dos fios.
Quais os benefícios da umectação para o cabelo?
Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido.
Como escolher o óleo mais adequado para o seu cabelo?
Na hora de escolher o óleo usado na umectação, é fundamental que ele seja vegetal, ou seja, o óleo que é extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídios (a gordura extraída da planta), segundo o Wikipedia.

Alguns dos óleos que você pode usar:


  • Azeite de Oliva Extra Virgem: é o queridinho de 9 entre 10 mulheres e eu me incluo nessa! É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
  • Óleo de Amêndoas Doce: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar. 
  • Óleo de Rícino (mamona): muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Ele é outro queridinho entre as mulheres, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Confesso que não percebi diferenças na limpeza e no crescimento do cabelo, mas só o usei uma vez.  Ah, o cheiro é bem desagradável e é mais “consistente” do que outros óleos. 
  • Óleo de Coco: Nunca usei, mas é o primeiro óleo da minha lista de desejos. Só vejo elogios, do cheiro aos benefícios para o cabelo. Quando testar conto para vocês! 
  • Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. 



Pode-se fazer a umectação de dois modos:
1-  Dormir com o óleo no cabelo: aplicar o óleo no cabelo sujo, dormir com uma touca e enxaguar na manhã seguinte.
2-  Passar no cabelo antes da lavagem (pré-poo): Aplicar o óleo no cabelo sujo ou limpo, massagear um pouco o couro cabeludo, deixar agir pelo tempo que for possível e enxaguar. 

Recomendações gerais para aplicação do óleo no cabelo:

  • Lavar muito bem o cabelo, principalmente a raiz. SEMPRE. Quando passamos óleo no cabelo, mesmo que misturado a cremes de hidratação, é essencial que enxaguemos o cabelo para evitar a oleosidade. 
  • Passe o óleo nos fios, enluve mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente. 
Espero que tenham gostado. Um beijo! 

     Me acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube

6 Comentários

  1. Gostei do post Gisa, muito explicado e com certeza dá pra tirar todas as dúvidas aqui! Nunca fiz esse tipo de hidratação mas fiquei empolgada com o resultado dito no post e vou me jojas hahaaa.
    Beijos www.meudivaporcalsousa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi!!! Eu amo fazer umectação nos cabelos. Mas, confesso que às vezes fico com preguiça.
    Mas quando faço, faz toda a diferença.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, faz parte! É, umectação é uma tecnica MARAAA pros cabelos <3
      Um bjoo

      Excluir
  3. Eu estou tentando seguir o cronograma sabe rsrs
    A umectação, é essencial a vida da gente, principalmente das cacheadas <3
    Beijooos!
    http://quasedelicadaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir